Sua empresa acabou de desligar um funcionário e chegou a hora de fazer o cálculo de rescisão no TOTVS Protheus, mas você não se lembra como faz ou acha o processo meio complicado… não se preocupe! Eu vou te ajudar, e de forma prática!
Importante: para começarmos, seu ERP precisa estar na versão 12 em diante.
Agora acesse o módulo Gestão de Pessoal do TOTVS Protheus V12, cadastre uma verba e na sequência vincule-a ao identificador de cálculo 126 – Pagamento Rescisão GPEA040 – Atualizações / Definições Cálculos / Verbas.
Em seguida cadastre os tipos de rescisões, em: GPEA320 – Atualizações / Definições de cálculo / Manutenção de tabelas S043.
Feito isso, acesse a rotina de Controle de Dias de Direito para vincular à verba de Férias com o ID de cálculo 0072, sendo: GPEA050 – Atualizações / Funcionários / Controle Dias de Direito.
Lembre-se também de vincular o funcionário em questão a um código de processo (em cadastro de funcionários (Cod. Processos)), em: GPE010 – Atualizações / Funcionário / Funcionários. Nesse processo deverá constar o período de acordo com os roteiros de cálculo. GPEA400 – Atualizações/Definições Cálculos/Período.
Agora chegou o momento de efetuar o cálculo, acessando a rotina de Rescisão em: GPEM040 – Miscelânea/Cálculos/Rescisões.
Nesse momento, cheque se há roteiros que deverão ser integrados à rescisão do funcionário, porque se o cálculo de integração for somente lançado e não realizado pelo Menu, alguns valores importantes da rescisão podem não aparecer na DIRF.
Nesse caso, deve-se realizar os cálculos apenas para o funcionário em processo de rescisão (outras ações) e em seguida realizar a integração.
Mas se o seu objetivo for apenas simular o cálculo de rescisão, o processo é um pouco mais simples!
O bom disso tudo é que o Protheus permite executar esse cálculo em formato de simulação, para que você tenha ideia de valores e demais ações necessárias.
Para isso basta acessar o módulo Gestão de Pessoal (mas só vale a partir da versão 12.1.17), e no cabeçalho do cálculo, altere o campo Rescisão Efetivada para NÃO. Pronto! Agora você já consegue simular o cálculo de rescisão do funcionário.
Se ainda restar duvidas sobre o procedimento, entre em contato com o nosso time de especialistas TOTVS Protheus